Bom uso das mídias sociais exige presença do
líder
Todos
nós sabemos que o uso das mídias sociais é inevitável e, até mesmo, algo
inconcebível para ser proibido já que a presença dos smartphones e tablets está cada vez mais comum nos ambientes de trabalho. Neste
contexto, como os líderes estão administrando corretamente o uso destas mídias?
Primeiramente, para que exista um diálogo entre líder
e equipe é imprescindível à liderança compreender
a importância das redes sociais, os impactos para a empresa e,
consequentemente, para a equipe. “Quando o líder conseguir transmitir esses
conceitos à sua equipe, desenvolvendo habilidades específicas para que utilizem
a rede com eficácia, elas se tornam ferramentas poderosas de comunicação e
desempenho, e não uma brincadeira ou uma simples perda de produtividade ou
foco, como muitos líderes acreditam”, explica Eduardo Carmello, Diretor da
Entheusiasmos e um dos cinco mais requisitados palestrantes sobre gestão de pessoas segundo o Top of Mind de
RH.
Torna-se fundamental para o gestor aprender melhor e
de forma mais profunda as reais oportunidades que as redes sociais apresentam.
Após isso, ele deve incentivar e treinar sua equipe para que possam explorar as
redes como uma forma de ajudar seus clientes de maneira mais efetiva, promover
sua marca e conseguir obter conhecimentos estratégicos e operacionais para o
crescimento e alcance de seus objetivos. Proibir o uso das redes é não ouvir os
próprios colaboradores, o líder precisa ir além daquele real amontoado de
informações irrelevantes, ajudando a equipe a aprender a selecionar e captar os
conhecimentos que são fundamentais para o negócio e para o desenvolvimento
pessoal.
“O líder, ao se tornar um expert nas redes sociais, pode servir de orientação e exemplo sobre como obter
melhores índices de eficácia e produtividade através das mídias sociais.”
enfatiza Carmello.
Redes
sociais a favor da empresa
Além do foco na equipe, quem lidera deve saber
exatamente o que quer realizar com sua marca dentro de uma rede social, ou
seja, entender que ficar fora da internet ou ser sensível a críticas é um dos
maiores erros de se trabalhar nesse mercado. “As pessoas vão falar da marca, vão
criticar, vão elogiar, vão sugerir mudanças, vão falar que foram mal atendidas
no SAC ou no ponto de venda e a empresa deve estar preparada para tudo atender
a demanda”, explica Felipe Morais, Diretor de Novas
Mídias da ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico).
Felipe Morais compartilha algumas dicas para o líder
administrar de maneira eficiente à equipe e o uso das redes sociais:
· Ouça
seus funcionários. Eles estão no dia-a-dia monitorando o que as pessoas falam;
· Dê
liberdade para os funcionários resolverem os pequenos problemas;
·
Incentive a troca de experiências entre os departamentos para a resolução de
problemas;
·
Ensine para sua equipe que redes sociais são relacionamentos;
· Peça
monitoramento e análises da equipe. Veja o que eles têm a dizer sobre o que
está acontecendo e tome decisão em conjunto;
· Não
bloqueie o acesso às redes pessoais, pois os profissionais podem e devem usar
para pesquisas as páginas de outras empresas. Mas, se estiver atrapalhando o
trabalho, deixe claro o propósito do acesso.
Fonte: Samara Teixeira
http://www.facebook.com/pages/FCOV-Assessoria-Consultoria-em-Recursos-Humanos-Ltda/275515715834101
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