As Lições do Número 1 do
Magazine Luiza
Marcelo Silva, diretor-superintendente do Magazine Luiza, e homem de
confiança de Luiza Helena Trajano, conta o que a prendeu em 30 anos de carreira
no varejo
Lojas
do Magazine Luiza: o diretor-superintendente Marcelo Silva fala sobre liderança
em seu segundo livro
O executivo Marcelo Silva,
diretor-superintendente do Magazine Luiza, lançou no mês passado
seu segundo livro,
O Que a Vida Me Ensinou (Saraiva), no qual conta as lições de mais de 30 anos
de carreira no varejo. Marcelo é o homem de confiança de Luiza Helena Trajano, que o
trouxe da Casas Pernambucanas, em 2009.
Enquanto ocupou a
superintendência da rede Pernambucanas, de agosto de 2002 a fevereiro de 2009,
o executivo pernambucano intercalou momentos de agonia e glória. Ao assumir o
cargo, em 2002, a Pernambucanas passava pelo pior momento de sua centenária
história - encolhera de 1.000 para 238 lojas e dava prejuízo.
A partir de 2003,
a reversão dos maus resultados rendeu a Marcelo a confiança da presidente do
conselho de administração, Anita Louise Regina Harley. Em 2008, a Pernambucanas
faturou 4,2 bilhões de reais - mais que o triplo da receita obtida no ano em
que Marcelo assumiu.
No ano seguinte, o
executivo foi para o Magazine Luiza. Essas e outras histórias fazem parte do
livro O Que a Vida Me Ensinou, que vale a pena por sua rápida leitura e pelas
lições de vida de Marcelo, que fez sua carreira no varejo. À seguir, algumas
lições narradas por Marcelo:
"Liderar
exige um conhecimento profundo da cultura dos liderados. O que eles realmente
valorizam? O que os motiva? Quais são seus limites? Que linguagem utilizam no
ambiente de trabalho? Quais são seus modelos de pensamento?
Ao ser contratado,
o indivíduo leva para a empresa todo seu patrimônio cultural. Ali, ele mistura
essa carga àquela constituída pelos donos e gestores do negócio. Por vezes,
dessa fusão surge empenho e compromisso. Noutras, rebeldia ou indiferença.
Por isso, costumo
dizer que a construção de um padrão de liderança tem início já no processo de
recrutamento e seleção."
"A vida me
ensinou que os líderes são avaliados basicamente pelos resultados financeiros.
O melhor gestor é, nessa visão, aquele que acumula mais lucro em menos
tempo."
Mas há, diz
Marcelo, uma relação entre integridade e resultado. "Muitas vezes, o
indivíduo na posição de comando releva erros, mentiras e pequenas trapaças de
um subordinado que contribui na geração de lucros. Nesses casos, as empresas
sabem que estão chocando o ovo da serpente."
"Creio que o
melhor líder se comunica, sempre que possível pelo olho no olho. Quem quer
obter sucesso total na comunicação tem de chamar o colega ou colaborador para
uma conversa."
Revitalização da
Casas Pernambucanas
"O resgate
não teve lances sobrenaturais. Primeiro trabalhei na criação de uma estrutura
administrativa mais ágil e eficaz. Em seguida, renovamos o mix de produtos,
reformamos os pontos de venda e criamos uma universidade corporativa, para
formar melhores funcionários."
Confiança
"As pessoas
costumam retribuir a confiança que é nelas depositada. Um ou outro pode não
corresponder, com certeza. Mas a maior parte dos profissionais, nos diversos
extratos hierárquicos, devolve empenho e resultados quando recebe atenção e
respeito."
Fonte: Lucas Rossi, da Você SA
"O que
VOCÊ FAZ
TRANSFORMA
o mundo."
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o mundo."
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