Liderança situacional e a teoria de Hersey e
Blanchard
As organizações nos
tempos de hoje exigem cada vez mais líderes que saibam trabalhar com poucos
recursos e em curto espaço de tempo. Quanto maior a sua eficácia e maior o
número de equipes otimizadas, melhor o resultado. Neste contexto, a Liderança
Situacional é uma poderosa ferramenta para suprir essa necessidade das
empresas.
O líder situacional é aquele com “jogo de cintura”, e que, de
acordo com as demandas e o ambiente, consegue adaptar-se rapidamente e contornar
os problemas de forma a eliminá-los, seja qual for seu estilo de liderança
(autocrático, democrático ou liberal). Assim, a liderança situacional se
apresenta melhor em momentos de crise, e neste caso, o trabalho do gestor é
fundamental.
Segundo o presidente do Instituto
Brasileiro de Coaching José
Roberto Marques, para que a liderança situacional tenha sucesso, o líder
precisa dispor de suas competências e habilidades, e saber guiar e delegar as
funções de acordo com o perfil dos profissionais que compõem sua equipe.
Entretanto, para sair-se bem neste papel de líder situacional, o gestor precisa
ter sensibilidade, conhecer bem cada profissional e contar com a maturidade dos
seus liderados.
Neste sentido, para os autores de “Psicologia para
Administradores: A Teoria e as Técnicas da Liderança Situacional”, Paul Hersey
e Kenneth Blanchard, podemos classificar os níveis da maturidade dos
colaboradores de acordo com o modelo de liderança adotado e o relacionamento
destes com seus líderes.
Liderança pela
Maturidade profissional
A principal diferença deste tipo de liderança em relação às
demais são as habilidades em diagnosticar o liderado, considerando o seu
desempenho atual nas tarefas, não na pessoa que é ou no seu potencial, e
conhecer quais são os estilos de liderança para usá-los nos momentos adequados.
A receptividade de suas estratégias depende do nível de
maturidade dos demais profissionais da equipe e de como estes estão prontos
para receber este modelo de liderança. Assim, de acordo com o Paul Hersey e
Kenneth Blanchard, sob a influência da liderança situacional, existem quatro
estágios distintos de maturidade numa organização e, estes influenciam
diretamente no estilo de agir do líder para alcançar o sucesso da gestão do pessoal:
Estilo 1 • Determinar – neste nível, os autores classificam a
maturidade dos liderados como baixa para executar determinada tarefa, uma vez
que estes não sentem plena confiança em suas capacidades ou mesmo vontade para
executar as tarefas, e para que sejam cumpridas, o líder deve delegar e
acompanhar de perto a execução.
Estilo 2 • Persuadir – neste nível entendemos que o colaborador
tem maturidade de média a moderada, e suficiente para cumprir a tarefa, porém
não as habilidades que a mesma exige. Neste caso, o líder situacional além de
direcionar o trabalho, deve apoiá-lo e incentivá-lo para que alcance a
autoconfiança e motivação necessárias para agir.
Estilo 3 • Compartilhar – neste nível o colaborador tem a maturidade
entre moderada e alta, e as habilidades para executar a tarefa, porém não tem
interesse em ajudar o líder. Esta indisposição pode estar relacionada a fatores
como desmotivação e falta de confiança em seu trabalho e, o papel do líder
buscar sua participação e colaboração na tomada de decisões.
Estilo 4 • Delegar – no último nível encontramos o colaborador
com maturidade alta e, com habilidades e a disposição que a tarefa exige. Neste
nível o líder não precisa apoiar e direcionar efetivamente seu trabalho, uma
vez que o colaborador tem autonomia e a confiança do líder para criar as
melhores soluções e executá-las, independente de seu acompanhamento.
“Os colaboradores começam a entender esse tipo de liderança,
pois graças a ele os liderados são capazes de entrar no ciclo de
desenvolvimento e não sentirem-se esquecidos ou meros executores. O líder
situacional cria potenciais sucessores e equipes extremamente eficazes”,
observa o diretor executivo da Brimberg Treinamentos de Liderança Situacional,
Paulo Crepaldi.
Saiba agir
como um líder situacional
Tendo em conta que o líder situacional predispõe-se
a adaptar-se às características dos seus colaboradores, estes por si
só atuarão de acordo com a estratégia de gestão estabelecida pelo seu líder.
Os especialistas José Roberto Marques, Paulo Crepaldi e Ricardo
Costa dão dicas
de como desenvolver sua maturidade como líder situacional:
- Mantenha um canal de comunicação aberto, procure ouvir na
essência e comunicar-se assertivamente com seus colaboradores;
- Respeite as características comportamentais e profissionais
de cada colaborador, busque identificar seus diferenciais e use-os a favor da
empresa;
- Guie, ensine e conduza os profissionais e equipes, e
ofereça a estes oportunidades reais de desenvolvimento de suas habilidades e
capacidades coletivas e individuais;
- Dê avaliações assertivas, exponha com clareza os motivos de
um feedback positivo e evidencie o bom trabalho de seu colaborador. Do mesmo
modo, quando o feedback não for positivo, foque em destacar os pontos de
melhoria e busque junto com o seu colaborador as soluções mais adequadas
para que os mesmos erros não se repitam;
- Procure alinhar as expectativas profissionais dos
colaboradores com os interesses e resultados da empresa;
- Faça com que colaboradores conheçam a missão e os valores
da organização, sintam-se mais engajados e responsáveis e com isso reconheçam
sua importância dentro dos processos de trabalho, em seu autodesenvolvimento e
no alcance dos resultados como um todo;
- Ofereça suporte, conhecimentos, experiências e
possibilidades reais de crescimento e ascensão na carreira e busque sempre
desenvolver o máximo seus liderados;
- Conheça a si mesmo;
- Demonstre aos seus colaboradores que você está lá para
ajudar a todos com suas necessidades e não com suas vontades;
- Defina devidamente as competências de cada colaborador de
sua equipe;
- Estimule a autonomia na apresentação de melhorias para a
organização.
Fonte:
Nathaly Bispo
http://www.facebook.com/pages/FCOV-Assessoria-Consultoria-em-Recursos-Humanos-Ltda/275515715834101
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