O
INFERNO SÃO OS OUTROS
Author:
Georgina Santos
Quem não conhece, nas
empresas e organizações, aquele profissional que está sempre insatisfeito,
reclamando de tudo e de todos? Para ele, tudo é fonte de problemas, via de
regra causados por colegas incompetentes ou chefes omissos. Na visão desse
personagem, como na frase do filósofo Jean Paul Sarte, o inferno são os outros.
Eterna “vítima” das situações, ele nunca acha que foi suficientemente
reconhecido e está sempre desmotivado para realizar o seu trabalho.
Chama a atenção a quantidade
de profissionais que, em maior ou menos escala, se encaixa nesse perfil. Em
comum, eles têm, além da insatisfação crônica, o hábito de sempre atribuir aos
outros a culpa pelos problemas e pelas dificuldades na realização das tarefas.
Observando de perto, porém, esses profissionais, na verdade, enxergam a
realidade de uma forma distorcida. A eterna insatisfação profissional pode
esconder, em grande parte dos casos, problemas na esfera pessoal e na forma
como se posicionam em relação à vida.
Quem costuma se fazer de
vítima normalmente não se coloca como protagonista diante das demandas e
situações. É muito comum, por exemplo, ouvirmos desses profissionais a queixa
de que a empresa não reconhece sua capacidade e não lhe dá oportunidades de
crescimento. Essas seriam algumas causas de seu baixo rendimento e
desmotivação. “Por que me dedicar se não me valorizam e não vou ter nada em
troca?”, raciocinam.
Esses profissionais,
entretanto, dificilmente fazem uma autocrítica no sentido de avaliar
objetivamente sua postura e comportamento no dia a dia da empresa. O que eles
fazem, de concreto, para obter esse reconhecimento e valorização? Têm uma
postura proativa? Fazem mais do que é pedido ou se limitam a realizar as
tarefas demandadas? Diante de um problema, como se posicionam? Apenas reclamam
ou tentam encontrar soluções?
Muitas vezes aqueles
profissionais eternamente insatisfeitos projetam todos os problemas e as causas
de suas frustrações na empresa, alimentando cotidianamente a falsa ideia de que
todos estão errados, menos ele. Problemas e conflitos sempre vão existir — eles
são inerentes a qualquer grupo ou organização. O que faz a diferença entre os
profissionais é, exatamente, a forma como se posicionam diante deles.
Não há mais espaço nas
empresas e organizações para aquele profissional que sempre acha que o problema
está nos outros e, por isso, nada faz para resolvê-lo. Mesmo que não tenha
colaborado para causar aquela situação, certamente há algo que ele possa fazer
para ajudar a encontrar uma solução que resolva o conflito e beneficie a todos.
Deixar de se ver como vítima, sempre procurando culpados, para se posicionar
como um facilitador, buscando soluções, é essencial. Uma atitude que pode fazer
toda a diferença para quem deseja novas oportunidades e crescimento em sua
carreira.
"O
que VOCÊ FAZ
TRANSFORMA
o mundo."
TRANSFORMA
o mundo."
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