quarta-feira, 3 de abril de 2013

Seu cliente está satisfeito?

Satisfação é algo muito difícil de ser alcançado, em qualquer área que seja profissional, pessoal ou financeira, afinal o ser humano é por natureza inquieto, busca sempre algo a mais o que gera uma insatisfação natural e constante.
No mundo das vendas conquistar a satisfação do cliente é uma tarefa difícil e que requer prática diária no relacionamento direto e indireto com ele. Portanto para sobreviver no mercado, todos precisam satisfazer o cliente, afinal é mais fácil satisfazer e manter os clientes atuais do que conquistar novos clientes.
Mas o que satisfaz o cliente?
Claro que a principal causa da satisfação de um cliente é o produto. Precisa atender as necessidades dele, afinal se ele comprou o produto é porque já esperava algum retorno deste, um produto aquém das expectativas do consumidor automaticamente gera insatisfação., como diria Philip Kotler, “Satisfação é o sentimento de prazer ou de desa­pontamento resultante da comparação do desempenho esperado pelo produto (ou resultado) em rela­ção às expectativas da pessoa”
Mas além do produto propriamente dito, é preciso atender as necessidades psicológicas do cliente, quando ele necessita de um produto espera algumas coisas além da qualidade do serviço, espera ser bem atendido por exemplo. Por isso, além de oferecer atributos tangíveis e mensuráveis de desempenho, confiabilidade e durabilidade, que tal pensar na satisfação psicológica e em percepções que na comparação com seus concorrentes determinarão a satisfação do cliente.
Um bom atendimento durante e após o processo de compra pode ser também um diferencial, afinal o cliente precisa ter uma satisfação social, se bem atendido terá uma associação melhor de sua marca na mente dele. Mas será o suficiente?
5 Rs do Marketing e Satisfação.
Para uma plena satisfação do seu cliente alguns pontos podem ser trabalhados, os famosos 5Rs do Marketing poderão ajudar na construção de uma relação satisfatória com o cliente.
1)Relevância- Encontre as necessidades e ofereça serviços/produtos que seu cliente realmente necessite, atenda sob demanda, dessa forma seja uma fonte de benefícios e soluções para seu cliente.
2)Reconhecimento – Seja único para seu cliente, trabalhe sua melhor característica (identidade)  e consiga ser lembrado como aquele que pode oferecer o que ele quer de modo diferenciado, evitando a concorrência.
3)Receptividade – Pesquise onde encontrar seu cliente, converse diretamente com ele, gere uma aproximação, mantenha um contato mais próximo e consiga a satisfação social do seu cliente.
4)Responsividade* – Esteja sempre aberto ao diálogo, escute seu cliente. Traga ele para seu lado, afinal um cliente satisfeito sempre indicará os seus serviços para alguém.(* termo da psicologia que significa o comportamento de dar resposta, de solucionar, tomar a responsabilidade para si, recepcionar questões e dúvidas no intuito de respondê-las).
5)Relacionamento – Uma das chaves da satisfação do cliente é a confiança que ele tem em um serviço/produto ou marca, estreite o relacionamento com o cliente e ganhe sua confiança.
Satisfazendo o seu cliente por completo você só terá a ganhar, é uma tarefa difícil que deve ser exercitada diariamente para gerar novos pedidos e fortalecer sua presença no mercado, afinal um cliente satisfeito sempre retorna e quando ele tiver que indicar alguém ele certamente o indicará.

Fonte: Thiago Flores
http://www.facebook.com/pages/FCOV-Assessoria-Consultoria-em-Recursos-Humanos-Ltda/275515715834101

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