Conciliar
o T.I.T para não “dar TILT”
Estamos
entrando em uma nova era no que diz respeito ao futuro dos seres humanos.
Cada vez mais as pessoas
estão buscando um maior equilíbrio para poderem viver mais felizes e com mais
qualidade de vida.
Para que isso possa se
tornar uma realidade mais palpável, enumero abaixo três fatores essenciais que
devem ser muito bem administrados para que elas não entre em um pânico mental,
não se paralisem e não se travem mentalmente ou, em outras palavras, para não
lhes dar um “tilt”.
1 – T de trabalho
É onde dedicamos a maior
parte do nosso tempo, independentemente de como trabalhamos e o que fazemos.
Muito tem sido escrito
sobre os males que o trabalho acarrete, sejam acidentes físicos decorrentes da
atividade, sejam distúrbios causados pelo estresse negativo sobre os
colaboradores, com todas as suas consequências físicas e mentais.
Saber administrar a si
mesmo é um dos lados desta moeda. O outro lado cabe às empresas, que devem
oferecer modelos de gestão e ambientes de trabalho saudáveis e onde os
colaboradores se sintam felizes e reconhecidos.
É bom lembrar que foi-se o
tempo do colaborador “ser 100% empresa” ou “vestir a camisa da corporação”.
Os tempos modernos exigem
novos modelos onde o colaborador passa a ser mais importante que o próprio
negócio.
Mas, de nada adianta as
empresas mudarem a sua visão se os colaboradores também não mudarem.
É com esta mudança de mão
dupla que se conseguirá obter melhores ambientes de trabalho, melhores pessoas
e, como consequência, maior produtividade e mais e maiores lucros.
2 – I de informação
É inegável o fato que o Ser
Humano sofre, atualmente, uma enxurrada de informações vindas de diferentes
fontes: livros, jornais, revistas, sites de busca, televisão, redes, fóruns,
blogs, etc., o que pode se tornar uma verdadeira neurose, como afirma o Dr Ryon
Braga.
O medo de ficar
desatualizado e a falta de tempo para se atualizar podem gerar sentimentos de
ansiedade e frustração porque a pessoa se sentirá sempre inferior em comparação
às outras.
Esta busca frenética
diminui o foco e a concentração, prejudica a fixação e a apreensão da
informação e, consequentemente, diminui o aprendizado.
Este ciclo faz aumentar a
ansiedade e o estresse negativo, e a pessoa acaba se sentindo obsoleta e
ultrapassada, chegando, mesmo, a desenvolver quadros depressivos.
Talvez o grande erro esteja
em não se saber o significado que a informação tem para a nossa vida. Por isso,
o grande segredo está em transformar a informação em conhecimento e o
conhecimento em sabedoria, isto é, torna-lo viável para ser aplicado.
Dou um exemplo: se falar
inglês é fundamental para o desenvolvimento de sua carreira, tome esta
informação e transforma-a em conhecimento e sabedoria matriculando-se em uma
escola de idiomas ou contratando um(a professor(a) particular.
Existem várias maneiras de
se “trabalhar” a informação tendo em vista que estamos eternamente aprendendo
coisas novas. O importante é ser seletivo e impor limites, buscando sempre
qualidade em vez de ficar perdendo tempo com tudo o que aparece.
3 – T de tempo
O grande vilão!
Por acaso você conhece
alguém que nunca reclamou da falta de tempo para atender suas necessidades?
Bem, não quero ser inconveniente para tratar, neste texto, da administração do tempo,
visto que esta questão é estritamente individual. Cada pessoa sabe “onde lhe
dói o calo”.
O mais importante é saber
que, para se ter maior produtividade dentro do tempo que cada um possui, é
necessário uma mudança de hábitos. E, infelizmente, muitas pessoas acreditam
que mudar seus hábitos é sinônimo de muito sacrifício.
Mas vamos tentar mudar esta
visão.
O aumento da sua
produtividade vem em decorrência do aumento de suas habilidades e competências,
o que decorre da aquisição de novos conhecimentos.
(Aqui você já é capaz de já
compreender porque estes três fatores – trabalho, informação e tempo – estão
diretamente relacionados).
Saber administrar o seu
tempo é essencial para aumentar a sua produtividade. Como tudo isso não ocorre
em um curto espaço de tempo, é necessário que você estipule uma mudança em seus
hábitos e que vá, aos poucos, realizando estas mudanças.
Isto fará você se tornar
mais produtivo, atingir suas metas em menos tempo e olhar para trás e poder
dizer:
- Missão cumprida em menos
tempo.
E, terminando suas tarefas
em menos tempo, provavelmente seus colegas o verão sem fazer nada, e você
será visto como um vagabundo. Só que, no seu interior, este “vagabundo” não
terá o sentido de vadio, de uma pessoa que não trabalha. Mas, exatamente o
contrário.
Se você é uma pessoa que se
queixa da falta de tempo, algumas mudanças nos seus hábitos poderão causar
mudanças fundamentais para que você comece a ter mais tempo na sua vida.
Fonte:Fava Consulting
Nenhum comentário:
Postar um comentário