O DESAFIO DAS IDEIAS INOVADORAS
5 FRASES QUE MATAM IDEIAS INOVADORAS
Você teve uma ideia que lhe pareceu brilhante, mas que foi
descartada logo após ser apresentada para o seu sócio. Para Henrique Machado Barros, professor de
estratégia empresarial e inovação do Insper, o questionamento de uma ideia
inovadora pode torná-la mais robusta e viável, só que é preciso que o empreendedorou
funcionário não se deixe guiar apenas pela emoção e seja auto crítico.
“Empresas em geral, apesar de se dizerem inovadoras, são muito
hostis a novas ideias. Pois naquele momento aquela ideia pode atrapalhar o
funcionamento de algum departamento”, afirma Guto Grieco, coordenador do Centro de
Inovação e Criatividade da ESPM. Ele ressalta que se alguém for
receptivo demais a uma ideia diferente é porque tem algo errado.
Para Barros, é natural que as pessoas se sintam desconfortáveis,
pois inovaçãoremete
a mudanças. “É muito melhor continuar do jeito que as coisas estão do que mudar
nossa forma de trabalhar. Ao lidar com coisas que a gente não está acostumado a
fazer, criamos uma barreira de maneira instintiva”, explica.
Com a ajuda de Grieco, Barros e Andrea Piscitelli, consultora e
especialista em gestão de pessoas, Exame.com listou alguns jargões que podem,
sim, matar ideias inovadoras.
1.
1. Isso já foi tentado antes.
Barros explica que essas frases normalmente são ditas por
pessoas que estão no mercado há mais tempo e que têm experiência no ramo. “Elas
acham que o que não funcionou antes não funcionará agora também”, explica.
Para um empreendedor que acredita na ideia, o ideal é que ele
exponha argumentos que mostrem que o contexto da ideia é diferente, que hoje a
empresa, por exemplo, detém um recurso que não tinha antes. Ao ser questionado,
ele poderá refinar a ideia e os argumentos.
“Pode ser também que a ideia foi pensada antes, mas não foi
testada propriamente, pois se a ideia foi testada é possível questionar o que
deu errado”, afirma Grieco.
1.
2. Será que vai funcionar?
Os especialistas afirmam que o empreeendedor não se deve deixar
abater com dúvidas sobre o funcionamento da ideia. “Ela não deve ser tratada
apenas como uma frase negativa”, afirma Barros. Ele afirma que esta frase deve
ser usada como um incentivo para buscar mais argumentos que sustentem a ideia
proposta.
1.
3. Essa ideia demorará para ser
implantada.
Grieco afirma que projetos inovadores levam tempo para serem
implantados. “Poucas empresas tem áreas de inovação de curto prazo. Quem quer
de fato inovar tem que apostar um pouco mais além”, afirma.
É preciso que o empreendedor não desanime e tenha uma visão
macro de sua ideia, como apontar os benefícios do projeto no futuro.“Isso pode
levar à diversificação do portfólio de serviços da empresa”, explica Grieco.
1.
4. Essa ideia custará caro.
“É preciso fazer o dever de casa: apresentar os gastos e apontar
quais são os principais benefícios da ideia”, afirma Barros. Quando a pessoa é
“barrada” somente pelo argumento dos custos, ele recomenda outro tipo de
abordagem. “Apresentar os custos de não implementar a ideia e reforçar em quais
pontos a empresa ganhará”, explica.
1.
5. Isso nunca foi feito antes.
“Na verdade o questionamento deveria ser: ‘por que não?’”, afirma
Grieco. Ele explica que a maioria dos projetos inovadores envolvem várias
áreas, o que explica a dificuldade de testar na prática.
Fonte: Exame.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário