terça-feira, 30 de abril de 2013

O QUE SÃO ÂNCORAS DE CARREIRA


O QUE SÃO ÂNCORAS DE CARREIRA

O que te faz levantar todos os dias e ir para o trabalho? Com certeza, consciente ou inconscientemente, a resposta reside em suas motivações internas e externas, definidas no ambiente corporativo como: âncoras de carreira.


Mas o que são âncoras de carreira?

Segundo Edgar Schein, especialista em desenvolvimento organizacional e ex-professor de Gestão da Sloan School Of Management- MIT, e criador desta definição, as âncoras demonstram realmente quais são as motivações dos profissionais.
A relação de trabalho é uma via de mão dupla. Isso quer dizer que tanto as expectativas das empresas como a de seus stakeholders devem ser plena e mutuamente atendidas para que seus resultados sejam alcançados.
Neste sentido, os gestores de pessoas e líderes devem conhecer quais são as motivações profissionais de cada de seus colaboradores, para compreender como cada um entende e trata sua relação de trabalho com a organização.
De acordo com a teoria de Schein, as Âncoras de Carreira são baseadas nos seguintes elementos:
1 – Desafio Puro
2 – Estilo de vida
3 – Dedicação a uma causa
4 – Segurança e Estabilidade
5 – Criatividade Empresarial
6 – Autonomia e Independência
7 – Competência Técnica e Funcional
8 – Competência Administrativa Geral

O Alinhamento entre Âncoras e Empresas



Para que os profissionais possam produzir com efetividade e motivação e os resultados sejam alcançados plenamente é preciso alinhar suas âncoras de carreira ao que a empresa lhe oferece em termos de profissão, ascensão, missão de vida e remuneração também. Mas o que isso representa?
Imagine, por exemplo, que você em sua empresa você tenha um colaborador que tem como âncora de carreira: Criatividade, mas que seu talento é reprimido e que é obrigado a fazer tudo sempre do mesmo modo, sem a possibilidade de inovar. Com certeza, este profissional não produzirá com a mesma efetividade que faria se tivesse liberdade e subsídios para fazer diferente e ousar.
Outro caso, se o colaborador busca no trabalho o alinhamento com sua missão de vida, que inclui, por exemplo, contribuir para o desenvolvimento de uma sociedade mais humana e a organização em que atua não se interessa por este valor, consequentemente seu trabalho não corresponderá as suas expectativas nem as da empresa e haverá um desalinhamento.


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