segunda-feira, 8 de abril de 2013

Como está sua imagem?


A sua imagem profissional pode ser uma ferramenta importante na sua carreira




Na era do mundo competitivo, a construção de uma boa imagem profissional, social e pessoal requer postura, hábitos e vestimenta adequada. Neste mundo de negócios, os profissionais que têm consciência do poder da imagem possuem uma ferramenta poderosa que o levará ao sucesso, qualquer que seja a sua profissão.

Na avaliação do profissional são distinguidas suas maneiras, postura, cortesia e aparência. No mercado de trabalho, entre dois candidatos com igual capacitação técnica, tem maior chance aquele com melhor aparência e trato agradável. Os profissionais que tem estes itens bem elaborados desenvolvem uma autoconfiança e reforçam sua atitude.
É um fato na vida que frequentemente julgamos livros baseados na sua capa, ou pessoas pela sua aparência. 55% do que acreditamos uns dos outros, se uma pessoa é inteligente, educada, importante, próspera, é baseado em nossa observação e interpretação dos sinais não verbais.

A comunicação não verbal é dividida em dois grupos: 
  • Aparência: roupas, acessórios, beleza e higiene pessoal.
  • Linguagem Corporal: gestual, postura e etiqueta profissional.
MBA nos Estados Unidos, vários idiomas e capacitação técnica não são o suficiente no mercado de trabalho. Os entrevistadores muitas vezes dão uma olhada geral nos candidatos, antes de começar a entrevista, procurando dicas visuais para economizar seu tempo. Assim já são eliminados automaticamente os que estão passando mensagens negativas por meio de sua aparência ou maneiras.
É importante lembrar que cada sociedade tem seus padrões para avaliar e julgar as pessoas, e existe uma vestimenta profissional para cada tipo de situação, localidade ou cultura.
A presença visual tem de dispor uma quantidade de integridade e consistência. As roupas sozinhas não serão o truque. É a harmonia de todos os sinais não verbais e a repetição deles que tornaram sua imagem consistente. Como uma identidade visual de uma empresa, que é repetida da mesma forma, seja qual for sua aplicação, é que dá consistência e credibilidade a marca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário