A sua imagem profissional pode ser uma ferramenta importante na sua carreira
Na era do mundo competitivo, a construção de uma boa imagem profissional, social e pessoal requer postura, hábitos e vestimenta adequada. Neste mundo de negócios, os profissionais que têm consciência do poder da imagem possuem uma ferramenta poderosa que o levará ao sucesso, qualquer que seja a sua profissão.
Na avaliação do profissional são distinguidas suas maneiras, postura, cortesia e aparência. No mercado de trabalho, entre dois candidatos com igual capacitação técnica, tem maior chance aquele com melhor aparência e trato agradável. Os profissionais que tem estes itens bem elaborados desenvolvem uma autoconfiança e reforçam sua atitude.
É um fato na vida que
frequentemente julgamos livros baseados na sua capa, ou pessoas pela sua
aparência. 55% do que acreditamos uns dos outros, se uma pessoa é inteligente,
educada, importante, próspera, é baseado em nossa observação e interpretação
dos sinais não verbais.
A comunicação não verbal é dividida em dois grupos:
- Aparência:
roupas, acessórios, beleza e higiene pessoal.
- Linguagem
Corporal: gestual, postura e etiqueta profissional.
MBA nos
Estados Unidos, vários idiomas e capacitação técnica não são o suficiente no
mercado de trabalho. Os entrevistadores muitas vezes dão uma olhada geral nos
candidatos, antes de começar a entrevista, procurando dicas visuais para
economizar seu tempo. Assim já são eliminados automaticamente os que estão
passando mensagens negativas por meio de sua aparência ou maneiras.
É importante lembrar que cada sociedade tem seus padrões para avaliar e julgar as pessoas, e existe uma vestimenta profissional para cada tipo de situação, localidade ou cultura.
É importante lembrar que cada sociedade tem seus padrões para avaliar e julgar as pessoas, e existe uma vestimenta profissional para cada tipo de situação, localidade ou cultura.
A presença visual tem de
dispor uma quantidade de integridade e consistência. As roupas sozinhas não
serão o truque. É a harmonia de todos os sinais não verbais e a repetição deles
que tornaram sua imagem consistente. Como uma identidade visual de uma empresa,
que é repetida da mesma forma, seja qual for sua aplicação, é que dá
consistência e credibilidade a marca.
Fonte: Silvana Bianchini
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