GESTÃO DE CONHECIMENTO – VALIOSO RECURSO PARA SUA
EMPRESA
Com
a evolução da cultura empresarial percebe-se que cada vez mais é investido em
gestão do conhecimento. Ao longo do tempo, as empresas perceberam que não
eram apenas as máquinas de ultima geração e o investimento em tecnologia que
estavam gerando o lucro, o conhecimento e a valorização dos colaboradores
também faz parte do processo para alcançar o sucesso.
Uma recente pesquisa realizada pela
empresa britânica de consultoria e auditoria empresarial Deloitte indica que
as empresas pretendem investir 2,4% do seu lucro em benefícios para os
colaboradores. Transformando a gestão de conhecimento em um valioso recurso
estratégico para a vida das pessoas e da empresa.
Valorizar a criatividade,
conhecimento e a competência são fatores positivos e um grande diferencial
competitivo. Gerar oportunidades para os profissionais que integram a empresa
significa ainda melhorar os resultados e aumentar crescimento da mesma.
As organizações têm reconhecido que
é necessário investir neste tipo gestão para manter os colaboradores
competitivos no mercado e melhorar o seu desempenho. Mas para implantar essa
gestão de conhecimento é preciso garantir uma boa comunicação interna,
explicando a importância de cada um no contexto da empresa.
A gestão de conhecimento deve fazer
parte da cultura da organização para que os colaboradores entendam a
necessidade e a importância desse investimento. Compartilhar suas
experiências para que cheguem ao conhecimento de todos é uma forma de agregar
valor ao colaborador e a empresa.
Uma das dificuldades atualmente é
aplicar a gestão de conhecimento de forma alinhada aos negócios, é importante
se preocupar com o objetivo final e ter uma estratégia para isso.
Veja dois
tipos de conhecimento que pode ser aplicada pelo ser humano:
-
Conhecimento explícito: é facilmente adquirido por
meio da leitura de artigos e livros. É o que pode ser articulado com uma
linguagem formal. Quando falamos em funcionalidade do sistema ou de uma etapa
de um processo produtivo, tratamos do conhecimento explícito.
-Conhecimento
tácito: é
o conhecimento pessoal adquirido com a prática. Só conseguimos mostrá-lo
usando, pois é difícil ser articulado na linguagem formal.
Esses dois tipos de conhecimento,
aplicados e compartilhados na empresa, contribuem para a geração de valor e a
melhora do atendimento ao cliente. Uma vez disseminado, o conhecimento pode
ser retido por outros colaboradores gerando resultados positivos.
Fonte: Instituto Brasileiro de
Coaching
|
Propus-me a aprender a cada dia... Continuo um aprendiz na arte de se relacionar com o cliente. http://www.facebook.com/pages/FCOV-Assessoria-Consultoria-em-Recursos-Humanos-Ltda/275515715834101
sexta-feira, 26 de abril de 2013
GESTÃO DE CONHECIMENTO – VALIOSO RECURSO PARA SUA EMPRESA
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