Qualidade De Vida No Trabalho
Em posts anteriores,
apresentamos vários conceitos, ferramentas e melhorias para a gestão da
qualidade. Agora, falaremos um pouco sobre o ator principal de todo o processo
de qualidade: o colaborador. Não basta a organização
possuir estratégias planos bem elaborados, estruturada apropriada,
se não tiver colaboradores comprometidos e capacitados para operacionalizá-los.
As ações comportamentais buscam
o comprometimento do colaborador diante das causas e objetivos organizacionais,
preparando-o para os processos de mudanças através de capacitação e visão
empreendedora.
Desta forma, a busca pelo
comprometimento do colaborador está relacionada diretamente à Qualidade de Vida
no Trabalho que lhe é oferecida, conforme abordaremos a seguir.
QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO COMO
FERRAMENTA PARA O COMPROMETIMENTO ORGANIZACIONAL
A Qualidade de Vida no Trabalho
(QVT) busca o envolvimento das pessoas com o trabalho e a organização, tendo
como objetivo o bem-estar, a participação e a integração do trabalhador com os
objetivos e eficácia da empresa, gerando uma melhor qualidade e maior
produtividade. Na verdade, a QVT “alinha as expectativas do colaborador com os
objetivos da organização, através de aspectos culturais organizacionais,
buscando seu comprometimento com as diretrizes e aspectos que norteiam a
cultura organizacional”.
É necessário que o colaborar
esteja integrado com os limites que integram a cultura da empresa e nunca fique
na marginalidade, ou seja, quando as causas ou os objetivos da organização não
são aceitos pelo colaborador, trará resultados negativos para os processos.
Quando ocorre processos de
mudanças na busca da qualidade, na maioria das vezes é preciso adotar medidas
radicais que são realizadas pelos colaboradores, com os colaboradores, e
algumas vezes, substituindo os colaboradores.
DIAGNÓSTICO DA QUALIDADE DE VIDA NO
TRABALHO
Para a implantação ou
manutenção dos programas de QVT, devem ser analisadas as seguintes categorias:
·
Realinhamento da cultura
organizacional
·
Projeto do cargo
·
Valorização do homem e do capital
·
Realinhamento estrutural e filosófico
·
Integração organizacional e social
·
Organização do trabalho
·
Resultados organizacionais
A implantação e manutenção dos
programas de qualidade de vida requerem atenção, pois seu sucesso nos processos
de melhoria está relacionado às ações e postura dos colaboradores, pois não há
programa de qualidade de vida bem sucedido se não houver uma preocupação
efetiva pela qualidade de vida dos colaboradores.
PASSOS PARA MELHORAR O NÍVEL DA QVT
O primeiro passo é identificar
quais as categorias analisadas que não estão apresentando posições
satisfatórias. Como segundo passo é preciso identificar as categorias de
análise que apresentem posições críticas, criando programas específicos à
realidade da organização.
O exemplo a seguir apresenta um
modelo que poderá ser utilizado para medir o nível de QVT,
priorizando as sete variáveis que mais influenciam na QVT do trabalhador.
O valor 210 foi gerado
através dos 6 pesos atrituídos aos itens avaliados (como o zero não tem peso,
não é considerado) x quantidade de itens contidos no questionário (5 itens em
cada pergunta) x o número de perguntas ( 7 ).
Propocionar aos colaboradores
qualidade de vida é essencial, pois são eles os responsáveis pelo
desenvolvimento da organização.
Fonte: Blog Qualidade
http://www.facebook.com/pages/FCOV-Assessoria-Consultoria-em-Recursos-Humanos-Ltda/275515715834101
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