Ouvir é um exercício constante de um bom líder
Algumas preocupações e
mudanças simples em seu dia-a-dia podem fazer de você um líder melhor
Para
comandar equipes com sucesso, gerentes e executivos precisam administrar a
produtividade, contratar e manter talentos. Mas, apesar de todos estarem
cientes disto, são poucos os que têm um planejamento a respeito ou mesmo alguma
ideia de como fazer isto.
Se
você quiser diferenciar-se verdadeiramente, precisa avaliar suas próprias
habilidades. Um líder de sucesso tem sua equipe sob controle não por meio de
cobranças, monitoramento ou ameaças. Mas, sim, graças a um bom preparo para o
cargo.
A
principal lição é ouvir. A equipe não pode ser procurada a dar ideias e falar o
que pensa apenas diante das crises. Ouvir é um exercício constante de um bom
líder. Também, como mentores, os líderes devem transmitir suas experiências de
forma que elas sejam aprendizados para todos. Claro que liderança pede
características pessoais que nem todos que têm. Mas, com um bom treinamento, os
resultados podem ficar cada vez melhores.
Um
integrante da equipe que sabe que o seu superior direto se interessa realmente
por ele, por temas de dentro e fora do trabalho, tem mais boa vontade, está
preparado a ajudar, a dar o seu melhor. Para você, as vantagens também são
evidentes. Um líder que ajuda e estimula a equipe é sempre bem-visto na
companhia, simplesmente porque isto aumenta a produtividade. E mesmo se você
fizer sua equipe produzir o mesmo, mas com menos esforço, também estará no
lucro, já que garantirá a satisfação do empregado. Isso sem contar a recompensa
pessoal de saber que você está fazendo a diferença na vida das pessoas.
Sendo
assim, vamos às etapas que, se cumpridas, o ajudarão a ser um grande líder:
1
– Treine a habilidade de ouvir. Faça um
planejamento para os próximos meses e defina objetivos a alcançar.
2 – Crie seu modelo de
treinamento. Como você poderá despender tempo com cada um dos seus
funcionários? Quanto tempo cada sessão poderá durar? Sugiro começar com uma
sessão de 60 minutos ao mês. Muitos líderes têm preferido falar com todos os
funcionários num mesmo dia ou em dois, no máximo.
3
– Faça o convite pessoalmente para
conquistar os funcionários. Compartilhe suas expectativas e seu desejo de que
alcancem níveis superiores na empresa. Deixe claro que, durante as conversas,
eles serão o assunto.
4
– Não fale apenas uma vez com cada um.
Dê um feedback, com suas impressões, suas conclusões.
5
– Faça relatórios sobre as conversas,
com os temas discutidos e possíveis acordos – você se comprometeu a entregar
algo ou estipulou datas para algumas definições? Antes de cada nova sessão de
conversa, leia o que escreveu, para não deixar erros e promessas vazias.
Fonte: Daniel Harkavy
http://www.facebook.com/pages/FCOV-Assessoria-Consultoria-em-Recursos-Humanos-Ltda/275515715834101
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TRANSFORMA
o mundo."
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