terça-feira, 4 de junho de 2013

O que é ”inteligência” ?

Inteligência competitiva: É um processo dentro da empresa onde um profissional ou uma equipe trabalha com pesquisa e levantamento de dados do mercado em que atua, informações sobre a concorrência, sobre seus clientes e tendências e com base nestes dados são tomadas decisões táticas ou estratégicas dentro da empresa.


O  que é  ”inteligência” ? Inteligência é a capacidade que nos temos com base naquilo que já sabemos resolver novos problemas.



Qual o objetivo do processo de inteligência competitiva?
O objetivo da inteligência competitiva é antecipar situações para tomada de decisões e principalmente andar a frente da concorrência, pois quem inova primeiro sai na frente. Para isso é muito importante buscar o máximo possível de informações sobre o mercado e ter habilidade de ler nas entrelinhas as possíveis tendências de mercado, situações econômicas, mudança no perfil do consumidor o porque o concorrente lançou um determinado produto, serviço e etc.

 

 aplicação do processo
A inteligência competitiva vem sendo aplicada a todo tipo de empresas desde grande, média ou pequena. As 500 maiores empresas americanas tem um profissional dedicado monitorando isso full time. O processo em tese é simples, porém com já dito tem que ser um profissional com astucia, pois, decisões importantes serão tomadas com base em sua análise de dados.

Vantagens da aplicação deste processo
- Minimizar surpresas advindas dos concorrentes.
- Identificar oportunidades e ameaças.
- Obter conhecimento relevante para formular nosso planejamento.
- Aprender com os erros, acertos e apostas da concorrência.
- Compreender que tipo de impacto nossas ações estratégicas terão sobre nossos concorrentes
- Compreender a repercussão de nossas ações no mercado.
- Rever e realinhar nossa estratégia.
- Garantir meios para uma maior sustentabilidade do nosso negócio.

Conclusão
Uma empresa para manter-se competitiva no mercado deve se antecipar aos seus concorrentes, ser pró-ativa e não reativa, ou seja, reagir somente quando seu concorrente toma alguma postura no mercado.

 

Fonte: IndústriaHoje



 http://www.facebook.com/pages/FCOV-Assessoria-Consultoria-em-Recursos-Humanos-Ltda/275515715834101

"O que VOCÊ FAZ                      
       TRANSFORMA
                   o mundo." 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário