Gestão do Conhecimento
Aproveitar recursos que já
existem dentro da organização para facilitar o conhecimento geral. Este é o
principal objetivo da Gestão do Conhecimento, um conceito que se tornou uma
forte tendência na forma dos RHs conduzirem as estratégias das empresas.
Esta
nova forma de gerir pessoas e a companhia em geral
parte do princípio de que todo o conhecimento e informação sobre uma empresa e
seus processos, inclusive os que estão na cabeça dos funcionários e em
departamentos particulares, pertencem à organização. E ela, por sua vez, deve
proporcionar a todo o seu corpo de trabalho o usufruto desses dados.
Segundo Henrique
Andrade, diretor de operações da iFactory, empresa focada
em soluções empresariais, a Gestão do Conhecimento é um recurso
estratégico, pois conhecimento é fundamental para atingir objetivos, tanto no
ponto de vista mercadológico quanto do competitivo. “A informação é um bem
intangível, que não está no balanço das empresas, mas todo mundo sabe o quão
importante ela é, seja para atingir metas, seja para enfrentar a concorrência
com maior preparo, ter vantagens competitivas ou mesmo para planejamento”,
explica.
Mudanças na
gestão
A
chamada Era do conhecimento, em grande parte impulsionada pelos avanços da
tecnologia, trouxe a necessidade de transformações profundas na interação entre
organizações e pessoas. A GC permite otimizar as formas de comunicação,
melhorando a criação, a retenção e a troca de conhecimento na organização.
“Podemos
aplicá-la em processos específicos, como no desenvolvimento de novos produtos
com implicações sobre a capacidade de inovação da empresa, ou estrategicamente,
entendendo os conhecimentos futuros demandados pelo mercado, comparando com o
que existe na empresa e criando estratégias para alinhar ambos”, indica Frederico
Mesquita, especialista em gestão do conhecimento.
Todos os
departamentos de uma empresa devem estar envolvidos
no processo de gerenciar conhecimento, porém, é fundamental e necessário o apoio
das áreas de tecnologia, gestão de pessoas e planejamento:
·
Tecnologia para desenvolver sistemas que possibilitem unificar e
disponibilizar essas informações;
·
Gestão de pessoas para avaliar como o processo de redescoberta das
informações será feito e impactará em seus colaboradores;
·
Planejamento para montar a estratégia do processo em si e mapear
as necessidades atuais e futuras.
É interessante ressaltar que por meio de conteúdos e informações já existentes dentro da organização, ela poderá se diferenciar no mercado. Isso traz redução de custos, pois a empresa poderá contar com treinamento mais fácil, aumentará sua receita, terá funcionários com maior produtividade e, consequentemente, todos aprenderão mais sobre o negócio da empresa.
Fonte: Caio Lauer
http://www.facebook.com/pages/FCOV-Assessoria-Consultoria-em-Recursos-Humanos-Ltda/275515715834101
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