sexta-feira, 29 de março de 2013

Porque e como ser altamente efetivo


Entenda porque nunca conseguimos terminar tudo o que iniciamos e aprenda a arte de fazer e acontecer.
Se seu dia é cheio de compromissos e sua caixa de email recebe centenas de mensagens então você é igual ao meu caso e muitos outros que lutam para conseguir terminar seu trabalho sem chegar ao final do dia totalmente esgotado.

Qual o problema? Porque ter tantas tarefas e atividades é tão ruim?

Não é só a quantidade de tarefas que é incapacitante e sim a forma que você lida com elas.
Roy Baumeister e EJ Massicampo da Universidade do Estado da Flórida explicam esta dificuldade através Efeito Zeigarnik
[1]:
Em sua pesquisa Considere feito! O planejamento pode eliminar os efeitos cognitivos de objetivos não concluídos foi aplicado um teste para medir como atividades não terminadas interferem na tarefa subsequente.
  1. As pessoas que foram impedidas de realizar a primeira tarefa tiveram os piores resultados no Brainstorm subsequente porque sua memória ativa estava ocupada com a primeira atividade.
  2. O grupo em que os participantes puderam fazer planos para terminar a primeira tarefa, mas não conclui-la, tiveram melhores resultados no Brainstorm subsequente. Estavam livres da distração de não terminar a primeira atividade.
É essencial entendermos que temos uma capacidade de atenção limitada; assim planejar e realizar uma lista do que fazer de forma organizada e estruturada, permite focar nossa atenção em uma só atividade nos tornando altamente efetivos.

O que fazer?

O princípio é escrever tudo o que precisa de se lembrar em lista do que fazer, para quando você tiver a atenção ou o tempo necessário para realizar a atividade.
Pode ser em uma lista em papel ou aplicativo no celular ou computador, você decide. Só lembre-se de realizar revisões semanais (se não diárias) do que precisa fazer.
A última dica é atividades com data determinada como:
  • Reuniões;
  • Consultas marcadas e
  • Contas a pagar.
Devem ir direto para agenda.
Fonte: Produtividade.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário