Entenda porque nunca conseguimos terminar tudo o que iniciamos e aprenda a arte de fazer e acontecer.
Se seu dia é cheio de compromissos e sua caixa de email recebe centenas de mensagens então você é igual ao meu caso e muitos outros que lutam para conseguir terminar seu trabalho sem chegar ao final do dia totalmente esgotado.
Qual o problema? Porque ter tantas tarefas e atividades é tão ruim?
Não é só a quantidade de tarefas que é incapacitante e sim a forma que você lida com elas.
Roy Baumeister e EJ Massicampo da Universidade do Estado da Flórida explicam esta dificuldade através Efeito Zeigarnik[1]:
Roy Baumeister e EJ Massicampo da Universidade do Estado da Flórida explicam esta dificuldade através Efeito Zeigarnik[1]:
Em sua pesquisa Considere feito! O planejamento pode eliminar os efeitos cognitivos de objetivos não concluídos foi aplicado um teste para medir como atividades não terminadas interferem na tarefa subsequente.
- As pessoas que foram impedidas de realizar a primeira tarefa tiveram os piores resultados no Brainstorm subsequente porque sua memória ativa estava ocupada com a primeira atividade.
- O grupo em que os participantes puderam fazer planos para terminar a primeira tarefa, mas não conclui-la, tiveram melhores resultados no Brainstorm subsequente. Estavam livres da distração de não terminar a primeira atividade.
É essencial entendermos que temos uma capacidade de atenção limitada; assim planejar e realizar uma lista do que fazer de forma organizada e estruturada, permite focar nossa atenção em uma só atividade nos tornando altamente efetivos.
O que fazer?
O princípio é escrever tudo o que precisa de se lembrar em lista do que fazer, para quando você tiver a atenção ou o tempo necessário para realizar a atividade.
Pode ser em uma lista em papel ou aplicativo no celular ou computador, você decide. Só lembre-se de realizar revisões semanais (se não diárias) do que precisa fazer.
A última dica é atividades com data determinada como:
- Reuniões;
- Consultas marcadas e
- Contas a pagar.
Devem ir direto para agenda.
Fonte: Produtividade.com.
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