sábado, 16 de março de 2013

Chefes-pesadelo: conheça os tipos mais comuns

Todos nós já tivemos um: chefes que fazem do nosso dia um verdadeiro inferno. O clima é tão pesado, que essas pragas em pessoa fazem com que a gente fique até mesmo doente. E eles ainda nos aterrorizam quando dormimos. Eles são, literalmente, um pesadelo.
Muitos de nós amamos nossos empregos, mas detestamos nossos chefes. De fato, 21% dos profissionais estão insatisfeitos com seus chefes e 15% sentem que têm um dos piores chefes de todos - ou senão o pior.

Você muitas vezes sente como se fosse o único que vai para um martírio em seu expediente? Você está longe de estar sozinho nessa. Existe um sem-número de pessoas que sofre dessa experiência horrorosa por conta de seus chefes.
Apesar de existir uma infinidade de chefes-pesadelo, existem muitas maneiras de lidar com eles. No livro The Worst Case Scenario Survival Handbook: Work (Chronicle Books), Joshua Piven e David Borgenicht descrevem alguns tipos mais comuns e como agir em cada caso. Respire fundo e confira:
O controlador excêntrico - Supervisiona cada movimento que você faz. Bombardeie-o com e-mails, relatórios e reuniões. Isso provavelmente irá desarmá-lo e tirá-lo desse comportamento controlador.
O amigão - Tenta conseguir informações pessoais e tenta se "enturmar" como se fosse um de seus melhores amigos. O aceite, mas mantenha distância. Invente um hobby fictício, convide-o para coisas que você tem certeza de que ele não poderá aceitar, e fuja, desapareça, corra dos abraços.

O workaholic - Ele sacrificou a vida pelo emprego e quer que você faça o mesmo. Mostre a essa pessoa que existe vida fora do escritório. Discuta assuntos sobre família, amigos, prazeres e atividades extra-empresa em todas as oportunidades possíveis.
O contador de piadas ruins - Ele sempre tem uma para você e ela é, inevitavelmente, sem-graça. Esteja preparado para o sacrifício "divertido". E depois, mude de assunto rapidamente.

O delegador supremo - Ele ganha todo o crédito quando as coisas deram certo e nunca tem culpa pelos fracassos porque joga a culpa para os outros. Por escrito, mostre a ele e a quem mais puder todas as decisões que você  tomou e todos os planos que teve. Mas esteja preparado caso algo dê errado.

O "Sim ou Não" - Ele não se preocupa com os detalhes, nem com as informações úteis. Acredita que todas as decisões se resumem a "sim" ou "não". Apresente relatórios com diversas alternativas. Caso seja questionado sobre uma opinião, faça isso oralmente.
O destemperado - Ele adia, enrola, reclama que não há tempo suficiente, mas depois joga a culpa nos outros pelo serviço malfeito. Envolva mais pessoas nos projetos tantas quantas sejam necessárias. Assim, você não ficará de mau-humor porque tudo sobrou para você.

O indeciso - Ele precisa de muitas e diferentes informações antes de tomar qualquer atitude. Apresente cada pergunta como se você tivesse conseguido uma informação confidencial de cada setor envolvido no projeto.
Fonte: AOL

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