terça-feira, 12 de março de 2013

INOVAÇÃO PRECISA AGREGAR IDÉIAS SIMPLES A CUSTOS E QUALIDADE

Existem quatro fatores que são fundamentais para se realizar inovações, além de conhecimento do mercado e do setor em que a companhia está inserida: agilidade, descentralização, responsabilidade, quebrar paradigmas. 
Inovação e empreendedorismo são duas vertentes que caminham juntas e que se tornam cada vez mais essenciais para a continuidade e o sucesso de um negócio, ainda mais com o nível de competitividade enfrentado atualmente dentro do universo corporativo. É preciso se diferenciar e para isso a única alternativa é criar soluções, produtos, serviços, tecnologias, sistemas e até mesmo mudar modelos de gestão que sejam incapazes de atender às novas demandas, assim como o atual cenário econômico do país. O grande desafio está em agregar ideias simples e criativas a fatores essenciais como custo e qualidade.
Existem quatro fatores que são fundamentais para a inovação:
Agilidade
De nada adianta ter a ideia e demorar para implementar. Com o desenvolvimento da internet e dos novos canais de comunicação, a informação está a todo tempo ao alcance de todos. A falta de agilidade pode custar caro e sua criação tende a aparecer em algum concorrente ou ainda se transformar em uma commoditie.
Descentralização
Podemos afirmar que a arte de inovar não cabe a um único indivíduo. Engana-se quem pensa que a figura do empreendedor está intrinsecamente ligada a do executivo ou presidente da empresa. A ordem do dia é a gestão participativa. Os colaboradores de hoje devem ser tratados e se sentir como acionistas da companhia, como determinantes para seu desenvolvimento e crescimento.
Cabe ao líder incentivar, patrocinar, propiciar condições para que seus subordinados tenham prazer com seu trabalho, dar espaço para que as ideias fluam e sejam criadas, agregar pessoas, que como ele tenham atitude para encarar este desafio e viver este sonho. Não é apenas traçar estratégias e cobrar resultados.
Quebrar Paradigmas com Responsabilidade
Para quebrar paradigmas é necessário assumir riscos calculados e ter visão do que vai acontecer de fato. A inovação está carregada de incertezas. Por isso, a importância em pontos-chave como a responsabilidade e a expertise para evitar erros e fiascos. Costumo comparar a inovação a uma cirurgia plástica. Custa caro, é dolorosa no começo, a aparência fica um pouco comprometida, mas logo os resultados favoráveis aparecem e passam a ser satisfatórios.
Inovar é preciso, mas para tanto é necessário ter vontade de fazer, ter entusiasmo, sentir as oportunidades; tem que fazer a diferença, saber aproveitar as oportunidades, ser determinado, dedicado e, principalmente, ter paixão pelo que faz. O mundo corporativo e a nossa economia precisam de pessoas criativas, com espírito empreendedor e que façam a diferença.
Gestores e colaboradores que tenham na inovação uma fórmula simples para se diferenciar em um universo cada vez mais competitivo, ágil e composto por clientes e consumidores sedentos por novidades.
Fonte: Daniel Mendez

Nenhum comentário:

Postar um comentário